MENSAGEM DO PRESIDENTE

O Airbus 380 é o maior avião do mundo. Comparo cada clube de Rotary com um Airbus 380. Portanto, temos a maior frota de Airbus 380 do mundo: atuando em mais de 200 países, são mais de 35.000 clubes, com mais de 1.200.000 tripulantes, que são as companheiras e companheiros e com mais de quinhentas equipes técnicas dando o suporte, que são os distritos e demais dirigentes de Rotary. Para o comando de um avião está o piloto comandante que é gerenciador de cabine, no clube o presidente. Dando apoio, para que o voo se realize com segurança e eficiência estão os tripulantes, companheiras e companheiros.

A aviação, de quando em quando enfrenta crises, ocasionadas por fatores que independem do gerenciamento, ocorrendo inclusive a redução do quadro de tripulantes. Em Rotary isto também acontece. Muitas vezes, fatores alheios à nossa vontade e gestão nos obrigam a aceitar a redução do grupo de tripulantes. Mas, nem por isso o nosso voo deixa de se realizar com segurança e eficiência.

Esta gestão 2018-2019, a exemplo das anteriores, estará voltada também para a retenção, atração e engajamento de novos associados. Em gestões anteriores, como membro da antiga Comissão de DQA, hoje Comissão de Atração e Engajamento de Novos Associados, procuramos argumento para:

• associado, que após o cumprimento regulamentar da sua atividade profissional, se retira para o merecido descanso em local distante, dificultando a sua permanência no clube.

• Para associado que necessitando prestar concurso à família se vê obrigado a declinar da participação no clube.

• Para associado que por motivos profissionais necessita deixar o clube.

• Para associado que por motivos de aperfeiçoamento profissional solicita seu desligamento.

De acordo com o Conselho de Legislação de 2016, achamos que a resposta foi encontrada. Rotary Clubs passaram a ter maior flexibilidade para realização de reuniões. Cinco maneiras foram oferecidas. Entre elas, que pretendemos levar para discussão junto ao CD, Companheiras e Companheiros:

• a possibilidade da realização de reuniões que podem ser presenciais, on-line ou uma combinação dos dois formatos. A novidade para nós estaria nas reuniões on-line ou mistas.

• convidar rotaractianos para se associar ao clube, com requisitos menos rígidos de comparecimento a reuniões, bem como taxas reduzidas.

Temos a convicção que este novo modelo de realização de reuniões facilitará a retenção, atração e engajamento de novos associados, desde que implantado com prudência para que não venha contrariar uma das premissas de Rotary que é o exercício do companheirismo. A modalidade on-line é uma realidade. Diversas empresas utilizam esta prática há muito tempo, através de reuniões por vídeo conferência.

Cláudio Schutz França
Presidente do Rotary Club de São José-Kobrasol 2018/2019